professorALHO é o CARinha!!




É isso mesmo!!!


Nada contra a quem chama carinhosamente o(a) professor(a) de tal forma, mas debochar não! Deboche já é uma coisa chata, agora debochar do professor é prova de ignorancia total!

O professor é muito maltratado hoje pro papel tão importante que ele desemprenha. [Você não estaria lendo isso se tivesse um professor que te ensinou tal!]
é certo que muitos professores não merecem respeito, enquanto profissionais são péssimos, e vêem a educação apenas como seu ganha pão [o aluno que se dane, quero o meu no fim do mês!]. Mas há também os profissionais honrados, que estão alí porquê acreditam no que fazem e o fazem por gostar!
esses merecem respeito, e muito!

Ser professor não é nem um pouco fácil, mas é gratificante. Transmitir, auxiliar e guiar a aprendizagem das novas gerações é uma responsabilidade grande, tão grande que existe um profissional pra tal. Um profissional desvalorizado e desmotivado pela sociedade que deveria apoiá-lo e que sobrevive por seus ideais, por mais que estes estejam a beira da morte.

Agora, esse papel do professor não funciona sem a ajuda da família, pelo menos no começo da escolaridade. Mas acontece que o trabalho do professor é solitário. Solidão que o bom profissional não deixa nunca transparecer a seus alunos orque ele é guerreiro, forte e determinado. Faça chuva ou faça sol, com alunos interessados ou não, com condiçoes de trabalho ou não ele está em sua sala de aula, pronto a mais um dia na sua tentativa de construção de um novo amanha!

Bom profissional... é, esses sim marcam! Vai dizer que você nunca teve um professor maravilhoso que te marcou e mostrou tudo pela ótica que você ignorava, que mudou seu ser?? Nooossa... só de lembrar me dá saudades da escola! [rs] Analize por estes profissionais: a educação, sobretudo o professor, não merece mais respeito por parte de todos e de mais investimento??

Decidi ser professora, entre outros, porque queria ser esse tipo de professor, o que muda o aluno, o que mostra a ele outras possibilidades, outras alternativas e chances de ele pensar, questionar, interferir e ser o que quiser. É a minha maneira de tentar mudar o mundo! rs

O professor pode ser de um tudo, de doutor a maluco... mas professorALHO é o CARinha!!

quinta-feira, 19 de junho de 2008

2 Comments:

Thales said...

Um professor,assim como todo o trabalhador, encontra "inimigos" em seu caminho mesmo que sejam seus proprios alunos.Sempre havera alguem que questionará como se veste,anda e outras coisas.
O professor é o alvo principal de deboxes dos alunos pelo fato dele ser um profissional explicito,ele sempre aparece,sempre é avaliado e comentado.A maneira de como se trata um professor depende mais do seu carater como educador,nao que eu deteste os professores,afinal serei um,mas é ele quem impõe respeito perante os seus "espectadores" e de acordo com seu desempenho esse profissional pode ser aplaudido ou vaiado pelo seu publico alvo.
Para ser professor a pessoa tem que ter a consciencia do que virá pela frente embora haja conflitos o professor terá que saber quebrar,de queixo erguido ,as futuras barreiras mesmo que uma delas seja um aluno boçal.

Leandro Marlon said...

Professor é o meio para a passagem do aluno até ser um estudante.
Discordo que um aluno 'boçal' seja um conflito, pois estes sim são os verdadeiros 'milagres' que um professor faz na vida: transformar a indifereça desse 'aluno' em uma atenção do mesmo como 'estudante'.
Professor é eu e você.
São os alunos.
Todos ensinamos, todos aprendemos.
Os senhores professores de hoje só aprenderão isso, algum dia.
Nós, temos a opção de escolher hoje.